top of page
Buscar

Prefeitura de BH participa de encontro das cidades criativas da gastronomia



Belo Horizonte esteve presente no “I Encontro Brasileiro das Cidades Unesco da Gastronomia” em Florianópolis (SC), agenda que ocorreu entre os dias 2 e 4 de agosto. Representada pela Belotur, a capital mineira foi convidada a participar do evento para compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo município para o setor. O evento foi uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, em parceria com a Associação FloripAmanhã, responsável pela gestão da designação de Florianópolis como Cidade Criativa da Gastronomia.


A Belotur apresentou o case do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado da Lagoinha, sob a ótica da cultura alimentar mineira, geração de renda e proteção social pela gastronomia, sendo essa uma ação desenvolvida em Belo Horizonte pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.


“Trabalhada pela Belotur como um dos pontos prioritários para a promoção turística da cidade, a nossa gastronomia foi destaque em mais um importante evento das cidades criativas da Unesco. Dessa vez, nossa apresentação focou nas ações de cultura alimentar e proteção social pela gastronomia, conduzidas com a qualificação da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. O intercâmbio, a cooperação e o compartilhamento entre todos os destinos presentes fortalece ainda mais a gastronomia e as práticas alimentares da nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.


A participação da capital mineira também contou com a realização de uma aula show que foi conduzida pelo professor e chef de cozinha Edson Puiati. O profissional, que atua há mais de 35 anos no setor, apresentou, juntamente com os chefs Luciano Avellar e Mauro César, do Senac Minas, apresentou uma releitura do fígado com jiló, tradicional prato da culinária mineira. “Me sinto muito honrado em representar a capital dos botecos nesse evento com vários destinos gastronômicos do país. São culturas diferentes e distintas, mas cada uma com toques e ingredientes especiais”, afirma o chef Puiati.


Além de Belo Horizonte, outras três cidades brasileiras (Belém, Florianópolis e Paraty), que também possuem o título na mesma categoria, estiveram presentes na agenda.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page