top of page
Buscar

Manaus tem história secular ea marca de metrópole regional

Atualizado: 9 de out. de 2023


Quem nasce em Manaus é manauara. E o nome da cidade provém da tribo dos manaós, habitante da região dos rios Negro e Solimões. Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, na confluência dos rios Negro e Solimões, Manaus é considerada a porta de entrada da Amazônia e o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da Região Norte do Brasil.


É a mais populosa de toda a Amazônia Brasileira e a 7ª do país, uma vez que abriga acima de 2 milhões de habitantes. Fundada em 1669, são mais de 350 anos de história que dão substância à sua identidade urbanística e sociocultural.


Manaus é um dos maiores destinos turísticos no Brasil e também a cidade mais influente da Amazônia Ocidental. Exerce papel relevante no comércio, educação, finanças, indústria, mídia, pesquisas, poder militar, tecnologia e entretenimento. É a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o mais importante centro para estudos científicos do bioma amazônico e para assuntos internacionais de sustentabilidade.


Tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, o maior símbolo cultural de Manaus é o Teatro Amazonas. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época. Manaus ficou conhecida, durante o ciclo da borracha, como a Paris dos Trópicos, devido ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia.


Teatro Amazonas - Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é um dos ícones culturais mais importantes de Manaus, com sua arquitetura neoclássica, decoração luxuosa e uma programação cultural diversa.


Referência


Manaus tornou-se mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, do ponto de vista ambiental, cultural econômico. Conta com importantes monumentos, museus, parques, praias, institutos de pesquisas e teatros. Acrescente-se o Centro de Biotecnologia da Amazônia, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, o Instituto de Ciência e Tecnologia, o Parque Municipal do Mindu, o Jardim Botânico de Manaus, a Praia da Ponta Negra.

O município de Manaus possui o 5º maior PIB do Brasil. Representou, isoladamente, 1,1% de todo o PIB nacional de 2020. A cidade é sede de empresas como a Samsung Brasil, a Petróleo Sabbá e a Rede Amazônica, o maior grupo de comunicação da Região Norte. Foi sede do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, em 1990, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, uma das cinco cidades-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e sede da Copa Libertadores Feminina de 2018.


Atratividade de Manaus


O fato de incorporar a exuberância da Amazônia faz de Manaus alvo da curiosidade e interesse de um número expressivo de viajantes brasileiros e estrangeiros. O destino está estruturado para receber praticantes da pesca esportiva e do turismo de aventura. Também reúne condições plenas para a realização de eventos corporativos de porte.

As ações planejadas da Skål Internacional Manaus visam despertar o interesse dos viajantes a lazer e a negócios dos grandes centros do país, com ênfase nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além do interior do estado de São Paulo. Com atratividade natural pelo turismo de aventura e pesca esportiva, Manaus é destaque na hotelaria de selva e nos conteúdos relativos à arquitetura e cultura regional.

A Skål Internacional Manaus é presidida por João Carvalho de Araújo, que também é VP da Skål Brasil.



Manaus é porta de entrada para investimentos sustentáveis na Amazônia


O turismo pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento sustentável e regenerativo do Brasil, desde que seja gerenciado de forma responsável e sustentável. Alguns benefícios do turismo sustentável incluem:


Geração de emprego e renda - O turismo pode criar oportunidades de emprego para as comunidades locais, bem como gerar renda através de serviços de hospedagem, transporte, alimentação e outras atividades relacionadas.


Preservação do meio ambiente - O turismo sustentável pode incentivar a conservação do meio ambiente e da biodiversidade através de práticas ecológicas e de baixo impacto, bem como apoiar projetos de conservação.


Promoção da cultura e patrimônio - O turismo pode ajudar a promover a cultura e o patrimônio de uma região, bem como apoiar iniciativas culturais e artísticas locais.

Estímulo ao comércio justo - O turismo pode ajudar a promover o comércio justo, incentivando o consumo de produtos locais e sustentáveis, bem como apoiando a agricultura familiar e a economia local.


Atração de investimentos - O turismo pode ajudar a atrair investimentos para as regiões menos desenvolvidas do Brasil, incentivando a construção de infraestrutura turística e serviços essenciais, como transporte e comunicações.


Portanto, é fundamental que as autoridades, empresários e os próprios turistas tenham consciência da importância do turismo sustentável para o desenvolvimento regenerativo do Brasil, incentivando a adoção de práticas responsáveis e sustentáveis que possam beneficiar a todos a longo prazo.







6 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page