top of page
Buscar

Reconhecimento ao protagonismo marca entregado prêmio Personalidade do Turismo Skål 2023

Atualizado: 5 de out. de 2023


Reconhecer o mérito de quem se desdobra para dar o melhor de si no meio em que atua é um gesto nobre. Dignifica e eleva a autoestima. E faz a diferença na edificação do bem. Essas palavras talvez sintetizem a essência do clima percebido por todos que compareceram à entrega do prêmio Personalidade do Turismo Skål 2023, na noite de 25 de setembro, no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera.


Realização da Skål Internacional São Paulo – Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo foi planejada para comemorar o desempenho profissional de pessoas admiráveis e destacadas em suas respectivas áreas de atuação. E brindar o talento individual colocado a serviço do bem-estar coletivo. A magia do Turismo alcança várias dimensões e constitui vetor estratégico de políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável e regenerativo, em consonância com o ESG.


Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional São Paulo, fez breve e emocionada saudação aos presentes, quando pontuou: “A Skål é uma família e muitos de nós contribuímos, de algum modo, para o sucesso deste encontro, que ultrapassa fronteiras geográficas em nome da força da união. Buscamos, aqui, resgatar a magia do turismo, que evolui, a passos largos, no emprego das mais modernas tecnologias a serviço do bem-receber, do bem-atender; do bem-transportar, bem-hospedar, bem-entreter, bem-divertir, bem-servir. Enfim, do bem-prosperar”.


Teixeira lembrou que Skål é uma expressão sueca que saúda a alegria. É usada pelos escandinavos cada vez que erguem copos em brindes de saudação recíproca. A palavra SKÅL expressa o seguinte acrônimo:


S undhet (Saúde);

K arlek (Amizade);

A lder (Longa Vida);

L ycra (Felicidade).


“Esse é o propósito de cultivarmos a Amizade e, a uma só voz, brindarmos: Saúde, Felicidade e Longa vida”, completou Walter Teixeira.


Agradecimentos


Patrocinadores e apoiadores do prêmio Personalidade do Turismo Skål 2023 foram nominalmente mencionados e suas marcas destacadas por meio da apresentação de vídeos institucionais. Quais sejam: SPCVB, Grupo Tour House, Accor, Paxtur e R1. Walter Teixeira destacou Carlos Prado, CEO do Grupo Tour House, e Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention and Visitors Bureau, patrocinadores platinum do evento. Ambos fizeram uso da palavra. No telão, quadro com todos patrocinadores e apoiadores.



O mágico Giovanni Bright, que atuou por muitos anos no setor de turismo, figurou como animador do evento. E coube, a ele, emprestar seu talento para anunciar, aos convivas, a hora do jantar.


Autoridades e Lançamento


Virgílio Carvalho, representante do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena e Luciane Leite, secretária executiva da pasta compuseram o encontro.

Antes do início das homenagens para as sete personalidades distinguidas com o Personalidade do Turismo Skål 2023, foi anunciado que a Skål Internacional Brasil faz o lançamento do seu portal www.skalbr.com.br na abertura da 50ª edição da ABAV Expo, dia 27/09, no RioCentro. O portal é 100% integrado às mídias digitais dos clubes de Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.


Homenagens


O anfitrião Walter Teixeira explicou que a definição da homenagem às sete personalidades passou pela curadoria feita, inicialmente, por meio de consulta a associações parceiras, que resultou numa lista tríplice de nomes, com a posterior votação secreta dos membros da Skål Internacional Brasil. Durante a entrega da premiação, sucessivamente, cada agraciado fez breve uso da palavra.




Categoria Agência/Operadora

Walter Teixeira registrou que “resiliência, determinação, tino comercial, astúcia empresarial e capacidade de negociação são características evidenciadas pelo empresário que defende uma marca valiosa. Marca que comemora 70 anos, sem jamais abrir mão da qualidade dos serviços e do atendimento humanizado dedicados aos seus clientes. Marca da empresa fundada por seu pai, o saudoso skålega Aldo Leone. Em plena pandemia, ele se associou à solidez do Grupo Águia Branca para fazer a Agaxtur crescer ainda mais. Falo de Aldo Leone Filho. E para a entrega do troféu, chamo ao palco Patrícia Leone, apresentadora do Programa Patty Leone Top Travels, influenciadora digital e esposa do premiado”.


Categoria Aviação


Walter Teixeira assim se manifesta: “Exemplo de política pública dedicada à excelência dos serviços turísticos receptivos, alinhada às ações promocionais e comerciais que valorizam e projetam, em âmbito nacional e internacional, atrativos naturais e culturais do Brasil. Referência na construção de uma marca forte, consolidada a partir dos programas de incentivo e apoio aos empreendedores locais, complementados pela oferta de cursos de capacitação. Refiro-me ao diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling. Para a entrega do prêmio, chamo ao palco Patrícia Servilha, past Conselheira Internacional da Skål Brasil e uma das criadoras do Plano Aquarela e da Marca Brasil.


Categoria Eventos

“Liderança alicerçada em amplo conhecimento do mercado, dinamismo, competência, visão ESG e experiência profissional, tanto na gestão comercial como operacional, conferem a ele o mérito de atuar sempre em favor do crescente protagonismo da união de todos”, diz Teixeira. E acrescenta que, “como fornecedor, após atuar de maneira colaborativa para a superação do cenário de crise, vivenciada na pandemia, o diretor Superintende do Expo Center Norte passa a desempenhar, com legitimidade, relevante papel de representação setorial, eleito presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – UBRAFE. O prêmio, na categoria Eventos, vai para Paulo Ventura. E para a entregá-lo, chamo ao palco Vanessa Guerra Gomes, gerente de planejamento da UBRAFE”.


Categoria Grande Imprensa

Walter Teixeira assim se manifesta: “Fonte de inspiração. Precursor dos pilares técnicos que nos orientam rumo à Economia Criativa e à justa valorização do talento embarcado na produção cultural. Incentivador das artes, nas múltiplas formas de expressão. Esteio intelectual dos conceitos que alicerçam o fomento do Turismo, das Viagens e dos Eventos como vetores estratégicos do desenvolvimento sustentável. Incansável incentivador de ações coordenadas e conscientes, empreendidas a partir da união do trade turístico. O prêmio Personalidade do Turismo Skål 2023, na categoria Grande Imprensa, é de Caio Luiz de Carvalho, Diretor-Geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes de Comunicação e Diretor Executivo do Canal Arte1. Para a entrega do troféu, chamo ao palco Luciane Leite”.


Categoria Hotelaria

Walter Teixeira diz: “Cidadão global, com vasta experiência profissional, empreendedor de sucesso, que aponta tendências de mercado revolucionárias para a indústria onde atua. Sempre inquieto, é dele a provocação: ‘quando vamos conseguir posicionar o nosso setor de maneira tão competitiva como foi feito pelo agronegócio brasileiro?’ Ou quando afirma: ‘Aqui damos tapinhas nas costas uns dos outros e de políticos que não entendem nada do setor. Nós deveríamos fazer o ministro’. Essa figura é João de Nagy, CEO do ITC Hotelaria – WTC Events e Sheraton São Paulo e vencedor na categoria Hotelaria. a skalega Elizabeth Wada, coordenadora de programas de graduação da Universidade Anhembi Morumbi.


Categoria Mobilidade Corporativa

Walter Teixeira enumera: “Inovação. Criatividade embarcada ao modelo de negócio. Pioneirismo ancorado na competência empreendedora. Capacidade de conquistar e consolidar expressiva participação de mercado, com a entrega de serviços no padrão de empresa do Sistema B. Ele singulariza uma marca contemporânea, atual e em constante expansão. Características próprias de quem valoriza o time de colaboradores e fornecedores irmanados na consecução dos melhores resultados para os clientes. Afinal, vida é movimento. O eleito na categoria Mobilidade Corporativa é Jamyl Jarrus Junior, 1º Vice Presidente Executivo Rent a Car na empresa Movida. E para a entrega do troféu, chamo ao palco a dama da hotelaria Chieko Aoki”.


Na sequência, foto especial do Personalidades do Turismo Skål 2023, com os sete agraciados reunidos no palco e seus respectivos troféus: Aldo Leone, Bruno Wendling, Caio Luiz de Carvalho, Eduardo Bernardes, Jamil Jarrus Junior, João de Nagy e Paulo Ventura. Entra em cena Giovanni Bright, que interage com os sete homenageados por meio da Mágica da Caixa.


Apoteose

Encerrada a cerimônia de entrega dos troféus, Walter Teixeira mencionou o saudoso skålega Eduardo Sanovicz, homenageado no início do ano com a entrega do troféu ‘Mérito Skål’ por sua valiosa contribuição e trajetória de 30 anos dedicados ao setor. E anunciou a reapresentação de um breve vídeo exibido no evento latino-americano Bem-Receber / Bien Recibir, realizado pela Skål durante a WTM Latin America, no dia 4 de abril de 2023.

Nesse vídeo, Eduardo Sanovicz disse: “Nessa altura da vida, eu me permito falar de forma muito sincera: eu só acredito no Turismo como modo de reduzir a miséria e a pobreza nesse país. A gente precisa entender para o que serve o nosso trabalho. E, com isso, a qualidade de entrega pode ser muito melhor. Para crescermos como país, precisamos que todo cidadão brasileiro tenha café, almoço, jantar, casa, saúde e educação. Senão, podemos parar por aqui mesmo. Na minha cabeça é para isso que a gente funciona”. Ele ainda acrescentou: “O segundo grande sentido é que, quando o Turismo é exercido em sua plenitude, o mundo fica melhor, porque quem se conhece não briga. Se a gente viaja para um outro país ou para uma outra cidade, vamos conhecer gente que come, reza, ama, fala e crê diferente. E se você conhece, passa a respeitar”.


Lançamento


Walter Teixeira salienta que “É neste clima de sonho por um turismo inclusivo, sustentável e próspero que anunciamos, aqui, uma grande novidade, o lançamento da pedra fundamental para a criação do Instituto Eduardo Sanovicz. Iniciativa da Skål, que estará aberta à participação e cooperação de todos os elos da cadeia produtiva do setor de viagens, turismo e eventos”.

Nesse momento, são convidados ao palco os diretores da Skål Internacional São Paulo, Carlos Prado e Lawrence Reinisch, para recepcionar Bete Saraiva, companheira inseparável de Eduardo Sanovicz, que também estará à frente desta iniciativa da Skål. Em seguida, o jornalista e skålega Luiz Henrique Miranda faz a leitura do manifesto preparado para essa ocasião.


Manifesto Skål Internacional Brasil


“Cientes dos desafios impostos pela crescente importância social, econômica, tecnológica, pedagógica, cultural e ambiental do Turismo, das Viagens e dos Eventos para a consecução dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; convictos de que a educação de qualidade constitui fator determinante para a erradicação da pobreza, aumento da inclusão e redução das desigualdades; determinados a contribuir com a geração de emprego e renda para todos, por meio da celebração de parcerias com a iniciativa privada e organizações não governamentais com gestões alinhadas aos pilares do compliance; empenhados em fomentar políticas pública de incentivo à crescente realização de investimento em infraestrutura, equipamentos e serviços de valor agregado à competitividade dos destinos turísticos nacionais; sabedores do potencial de mobilização da Skål Internacional – a primeira e única entidade mundial formada por profissionais de Viagens e Turismo em cargos de liderança, com assento permanente na Organização Mundial do Turismo - OMT; e inspirados no mesmo propósito, marcado pela coerência entre discurso e prática, propomos a criação do Instituto Eduardo Sanovicz”.



Lawrence Reinisch e Carlos Prado, em rápidas palavras, fizeram alusão à criação do Instituto Eduardo Sanovicz. A convite de Walter Teixeira, Bete Saraiva agradece as homenagens e faz seu depoimento sobre a relação da família com Eduardo e Gabriela Sanovicz, filha, apresenta, em primeira mão, o site memória (http://eduardosanovicz.com.br) e surpreende com leitura de um lindo texto em homenagem ao pai.

Ela e toda sua família são presenteados com uma linda foto, que foi tirada no último encontro de Sanovicz com os skålegas.


No fecho do evento, o brinde Skål, Skål, Skål!!!





4.457 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page