top of page
Buscar

Abih-SP alerta: Reforma Tributária com fragmentação do turismo vai aumentar o custo das viagens Domé

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Ricardo Roman Jr., presidente da Abih-SP, com o Deputado Federal paulista Paulo Alexandre Barbosa e Manoel Linhares, presidente da Abih Nacional
Ricardo Roman Jr., presidente da Abih-SP, com o Deputado Federal paulista Paulo Alexandre Barbosa e Manoel Linhares, presidente da Abih Nacional

Ricardo Roman Jr.*

Nosso aplauso aos representantes da Câmara Federal, que ouviram e levaram em conta os pleitos da hotelaria nacional. Reconhecemos o mérito do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dos deputados do Grupo de Trabalho sobre a reforma tributária e o inestimável apoio de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Muito gratificante constatar que, hoje, somos percebidos como uma indústria, por aqueles que fazem as leis em nosso país e foram sensíveis ao fato irrefutável de que os hotéis, restaurantes e parques são grandes geradores de emprego e renda. Porém, é preciso que o Congresso Nacional contemple, do mesmo modo os diferentes meios de transporte e a rede de distribuição do setor, que é constituída por operadoras de turismo, agências de viagens e de eventos. Caso contrário, o custo das viagens internas será aumentado na ponta. Ou seja: quem vai pagar a conta será o turista brasileiro.

Nessa empreitada, podemos renovar o significado da força da união. E até revitalizar a expressão “uma andorinha só não faz verão”. Contamos com a coesão a partir da base dos nossos associados; da força política das ABIHs Estaduais; da capacidade de articulação da ABIH Nacional, sob gestão do presidente Manoel Linhares, e do competente e dedicado trabalho empreendido pelo conjunto das entidades signatárias do G 20+.

Essa sinergia foi e é o fator determinante para conquista obtida pela hotelaria junto à Câmara dos Deputados. E agora, queremos contar com o apoio do Senado, para que a medida seja extensiva ao setor como um todo; para que de fato e por direito sejamos reconhecidos e valorizados como estratégico ao desenvolvimento sustentável e regenerativo do nosso país.

Não hesitamos em reconhecer o apoio dedicado do deputado federal por São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Comemoremos sim, mas sem perder de vista que essa é apenas a primeira batalha em relação à reforma tributária. Há outras pela frente. Temos de ambicionar a contemplação de questões que são vitais para a indústria do turismo, no seu todo.

*Ricardo Roman Jr. é empresário do Turismo, Ex-Presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau e atual Presidente da Abih-SP

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page